Há alguns dias atrás utilizei uma das minhas redes sociais, para fazer uma enquete, onde fiz as seguintes perguntas: Você já pensou em empreender e abrir o seu próprio negócio? ou O que te impede de começar agora mesmo?
Como era de se esperar, 94% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que sim, pensam em empreender. Para mim não foi surpresa, visto que a grande maioria das pessoas em algum momento, imagina transformar a sua paixão em um negócio ou simplesmente monetizar suas habilidades de forma autônoma.
Para a segunda pergunta, o medo (ou insegurança) e dinheiro para começar, vieram como as respostas mais citadas.
Em relação ao medo, acredito ser muito natural quando trata-se de mudança, ao mesmo tempo que para começar algo novo, muitas vezes precisamos deixar a nossa “zona de conforto” e nos aventurarmos em algo incerto e isso gera insegurança. Infelizmente, ou felizmente, é fora da zona de conforto que estão as maiores recompensas! Está com medo? Se planeje, avalie e estude o mercado, estruture um plano de negócios, peça ajuda a pessoas que já passaram por esse processo e se ainda assim sentir medo, vá com medo mesmo!
Falando em capital para começar, precisamos entender que nada se torna grande da noite para o dia. É possível sim começar com pouco e através de dedicação e trabalho, ter um processo natural de evolução e crescimento. De qualquer maneira para aqueles que realmente precisam, o mercado disponibiliza várias linhas de crédito para o pequeno empreendedor, o que ajuda naquele primeiro passo.
Além das duas questões acima, vejo muita gente esperando aquele “melhor momento” para começar, momento este que muitas vezes não chega e assim as pessoas acabam por nunca começar! O “melhor momento” será sempre agora!
“Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode”. Arthur Ashe